Pesquisar este blog

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

AMIZADE x AMBIÇÃO


Pedro, Antônio e Fernando sempre foram grandes amigos. Desde a infância brincavam juntos e estudavam no mesmo colégio. Todos fizeram o curso de Ciências Contábeis, porém em faculdades diferentes. Entretanto, isso não foi motivo para esfriar a amizade.

Figura 1 - Pedro, Antônio e Fernando quando crianças brincando.

Ao se formar, Pedro participou de um processo seletivo para o cargo de auditor na empresa Sincronize Tecnologia (multinacional da área de Tecnologia da Informação) e foi aprovado. Ficou muito feliz e prometeu aos amigos Antônio e Fernando que ficaria atento para o surgimento de outra seleção para auditor para informar aos amigos.

Figura 2 – Pedro feliz com a conquista do emprego.

Depois de um ano, surgiram quatro vagas na Sincronize. Antônio e Fernando se inscreveram no processo seletivo e também ingressaram na organização. Dessa forma, os três amigos passaram a trabalhar na mesma empresa. Eles comemoraram muito a conquista do trio: além de trabalharem juntos, estavam em uma grande empresa, em que havia possibilidade de crescimento profissional.
Figura 3 – Comemoração dos amigos.

Hierarquicamente, eles estavam abaixo do Presidente (Paulo), Diretor Geral (Roberto), Diretora da Área de Auditoria (Vanessa), Gerente da Área de Auditoria (César) e da Coordenadora da Área de Auditoria (Carolina). Eles não tinham contato com Dr. Paulo e Dr. Roberto, com Dra. Vanessa o contato era pequeno. Mas com César o contato era grande e com Carolina era intenso, pois era ela quem passava diretamente as atividades e diretrizes da organização para eles.

O ritmo na Sincronize era intenso, mas o salário e benefícios compensavam. Eles eram jovens e estavam dispostos a se dedicarem ao máximo para conseguirem uma promoção. Pedro como trabalhava há mais anos na empresa, auxiliava os amigos em algumas tarefas e indicava os melhores caminhos a seguir. Além disso, eles continuavam saindo juntos, se divertindo, nos tempos de folga.
Figura 4 – Companheirismo dentro e fora da empresa.

Um ano se passou e Carolina, a Coordenadora da Área de Auditoria, foi promovida para assumir a Gerência de Fiscalização e ficou muito satisfeita com o convite. Os auditores logo se deram conta da oportunidade que havia surgido, pois com a transferência de Carolina, a vaga de Coordenador da Área de Auditoria estava em aberto. Era uma grande oportunidade que eles não queriam perder.

Figura 5 – Visualização de uma oportunidade.

No dia seguinte, Pedro e Antônio, dentre outros, viram a oportunidade de assumirem o cargo. Sem dúvidas Pedro era o mais preparado e tinha mais anos de empresa, sabia perfeitamente o funcionamento dos processos e a interação existente entre as áreas da organização.


Cada um dos amigos utilizou uma estratégia para conseguir o seu objetivo:
·         Pedro: preferiu ficar realizando o seu trabalho como antes, pois o seu conhecimento e desempenho na empresa já eram conhecidos por César;

Figura 6 – Pedro trabalhando normalmente.

·         Antônio: adotou a tática de se mostrar, passou a estar mais presente aos olhos de César e se esforçava para opinar em sincronia com as idéias do gerente;

Figura 7 – Antônio conversando animadamente com César.

·         Fernando: ficou em dúvida do que fazer para conseguir o seu objetivo, mas não resistiu e copiou o relatório que Pedro tinha preparado com sugestões de melhoria no processo de auditoria, alterou algumas partes e o apresentou para César, se apropriando da autoria do documento.

Figura 8 – A tentação de Fernando.

César ficou encantado com o relatório apresentado por Fernando e resolveu nomeá-lo coordenador da área. Esta promoção foi uma grande surpresa para todos, pois eles não esperavam que justamente Fernando, que era visivelmente o mais despreparado da área, assumisse tal cargo. Pedro e Antônio, apesar da surpresa, não deixaram de comemorar com o amigo a promoção.

Figura 9 – Colegas surpresos com a nomeação de Fernando.

Quinze dias depois da promoção de Fernando, Pedro percebeu que as sugestões dele estavam sendo implementadas. Mas como, se ele não havia mostrado a outra pessoa? Ele ficou intrigado com a situação e resolveu investigar.
Figura 10 – Pedro intrigado.

Foi quando Pedro descobriu que havia sido traído pelo próprio amigo Fernando. Como Fernando havia tido coragem de fazer isso com uma pessoa? E ainda mais com ele que era amigo de infância? A que ponto havia chegado a ganância pelo cargo! A ambição tinha superado tudo, todos os princípios que eles possuíam? Valia mais uma promoção do que a amizade de toda uma vida...

Pedro ficou desolado, perdido, sem saber o que deveria fazer. Pensou em se desligar da empresa, mas sabia que não era justo, pois ele havia sido o primeiro a ser selecionado... Ele estava cada vez mais triste e incerto do melhor a fazer.
Figura 11 – Indecisão de Pedro.
Pedro resolveu, então, contar tudo a Antônio, que a primeira vista não acreditou no que estava acontecendo... Como Fernando poderia ter feito isso? Logo com um amigo de infância? Após conversar bastante com Antônio, Pedro resolveu procurar César para contar o ocorrido.

Figura 12 – Conversa entre Pedro e Antônio sobre os acontecimentos.

César ficou surpreso com tudo o que Pedro havia contado, pois ele conhecia muito bem Pedro e sabia que ele seria incapaz de mentir para se promover. César decidiu demitir Fernando da empresa.

Figura 13 – Fernando sendo demitido.


Para não errar outra vez, César tomou a decisão de abrir um processo seletivo interno para nomear o novo coordenador da área. Pedro foi o primeiro colocado e então promovido a Coordenador da Área de Auditoria.

Figura 14 – Pedro feliz em passar na seleção.

Depois do ocorrido, a amizade de Pedro com Fernando terminou e os laços entre Antônio e Fernando ficaram muito estremecidos. Fernando ficou triste com o que fez e se culpava o tempo todo pelo rompimento da amizade. Ele percebeu que a amizade era mais valiosa do que a promoção do cargo. Além disso, viu claramente que a sua atitude havia sido desonesta.

Figura 15 – Arrependimento de Fernando.

Fernando resolveu, então, procurar os amigos e pedir perdão pelo que havia feito. Ele estava tão abatido, envergonhado com a situação que falou palavras do fundo do coração. Pedro e Antônio se comoveram e desculparam o amigo, pois perceberam a verdade na palavra de Fernando e deram mais uma chance à amizade. O perdão faz bem à alma!

Figura 16 – O perdão.


segunda-feira, 11 de outubro de 2010

O Perfil do Contador na atualidade: Um estudo exploratório.



De acordo com os autores, a globalização com suas origens e conceitos que a elucidam e as conseqüências dela para a economia dos países, empresas e demais agentes econômicos indicam que o perfil do profissional contábil do futuro deverá ser mais inovador e criativo para atender as demandas empresariais, devido aos grandes recursos tecnológicos e a intensa competitividade em todos os setores de uma empresa. Com isso o profissional contábil tende a ser mais competitivo para se manter no mercado de trabalho.
No âmbito da necessidade das empresas terem mais inovação e criatividade, a contabilidade também passou a ser questionada quanto à validade e utilidade de suas práticas, as quais compreendem um conjunto de informações que objetivam subsidiar todo o processo de gestão dos negócios. A esse respeito, foi enfatizado que os informes da contabilidade gerencial, da forma como executados, eram de pouca valia frente às necessidades dos gestores organizacionais. Em decorrência disso, diversas práticas de contabilidade foram desenvolvidas, visando recolocar a contabilidade como uma efetiva fonte geradora e divulgadora de informações essenciais a um eficaz processo de gestão. O objetivo central da pesquisa do autor é investigar qual o perfil dos contadores na atualidade, baseadas nas transformações ambientais a que as empresas estão submetidas, e as novas exigências que também se impõe a esses profissionais.
Nesse novo ambiente, os contadores para efetivamente contribuírem no processo de geração de valor às organizações devem incorporar novas habilidades pessoais, desenvolver a capacidade de entendimento do negócio, adotando uma postura mais empreendedora. Em resumo, devem incorporar requisitos que os credenciem a postular maior inserção no processo de gestão.
Tem-se verificado, nas últimas décadas, um questionamento quanto à capacidade da contabilidade estar amparada por instrumentos e procedimentos que a viabilizam cumprir, de forma efetiva, o seu papel de servir como fonte de informações fundamentais à sustentação de uma eficaz gestão empresarial.
Além disso, muitos profissionais têm mudado a imagem de um departamento contábil isolado, passando a atuar de forma mais próxima aos departamentos operacionais, local onde as decisões se materializam. A formatação desse novo perfil dos profissionais da contabilidade está bem definida e estabelecida nas competências funcionais, pessoais e amplo entendimento de negócios.
Os autores concluem que, é extremamente necessário que os educadores em contabilidade desenvolvam um novo currículo visando melhor preparar os estudantes para esse novo ambiente onde o futuro profissional irá desenvolver suas atividades, enfatizando a necessidade de o ensino contábil direcionar seu foco também para as novas habilidades de relacionamentos interpessoais e tecnológicos requeridos pelo mundo dos negócios o que possibilitará uma completa preparação para os futuros contadores, frente a um ambiente sob dramáticas mudanças.
Dessa maneira esse novo perfil permitirá aos contadores melhor compreenderem os aspectos sistêmicos que envolvem a gestão organizacional, o que certamente possibilitará a eles desenvolver habilidades necessárias para melhor compreenderem e contribuírem na busca da eficácia e continuidade das organizações.



  • Referência Bibliográfica:
CARDOSO, Jorge Luiz, SOUZA , Marcos Antonio de, ALMEIDA, Lauro Brito.  Perfil do Contador na Atualidade: Um estudo exploratório. Disponível em: <http://www.unisinos.br/publicacoes_cientificas/images/stories/pdfs_base/v3n3/art06  cardoso.pdf. > Acesso em: 15 mar. 2010.