Pesquisar este blog

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

AMIZADE x AMBIÇÃO


Pedro, Antônio e Fernando sempre foram grandes amigos. Desde a infância brincavam juntos e estudavam no mesmo colégio. Todos fizeram o curso de Ciências Contábeis, porém em faculdades diferentes. Entretanto, isso não foi motivo para esfriar a amizade.

Figura 1 - Pedro, Antônio e Fernando quando crianças brincando.

Ao se formar, Pedro participou de um processo seletivo para o cargo de auditor na empresa Sincronize Tecnologia (multinacional da área de Tecnologia da Informação) e foi aprovado. Ficou muito feliz e prometeu aos amigos Antônio e Fernando que ficaria atento para o surgimento de outra seleção para auditor para informar aos amigos.

Figura 2 – Pedro feliz com a conquista do emprego.

Depois de um ano, surgiram quatro vagas na Sincronize. Antônio e Fernando se inscreveram no processo seletivo e também ingressaram na organização. Dessa forma, os três amigos passaram a trabalhar na mesma empresa. Eles comemoraram muito a conquista do trio: além de trabalharem juntos, estavam em uma grande empresa, em que havia possibilidade de crescimento profissional.
Figura 3 – Comemoração dos amigos.

Hierarquicamente, eles estavam abaixo do Presidente (Paulo), Diretor Geral (Roberto), Diretora da Área de Auditoria (Vanessa), Gerente da Área de Auditoria (César) e da Coordenadora da Área de Auditoria (Carolina). Eles não tinham contato com Dr. Paulo e Dr. Roberto, com Dra. Vanessa o contato era pequeno. Mas com César o contato era grande e com Carolina era intenso, pois era ela quem passava diretamente as atividades e diretrizes da organização para eles.

O ritmo na Sincronize era intenso, mas o salário e benefícios compensavam. Eles eram jovens e estavam dispostos a se dedicarem ao máximo para conseguirem uma promoção. Pedro como trabalhava há mais anos na empresa, auxiliava os amigos em algumas tarefas e indicava os melhores caminhos a seguir. Além disso, eles continuavam saindo juntos, se divertindo, nos tempos de folga.
Figura 4 – Companheirismo dentro e fora da empresa.

Um ano se passou e Carolina, a Coordenadora da Área de Auditoria, foi promovida para assumir a Gerência de Fiscalização e ficou muito satisfeita com o convite. Os auditores logo se deram conta da oportunidade que havia surgido, pois com a transferência de Carolina, a vaga de Coordenador da Área de Auditoria estava em aberto. Era uma grande oportunidade que eles não queriam perder.

Figura 5 – Visualização de uma oportunidade.

No dia seguinte, Pedro e Antônio, dentre outros, viram a oportunidade de assumirem o cargo. Sem dúvidas Pedro era o mais preparado e tinha mais anos de empresa, sabia perfeitamente o funcionamento dos processos e a interação existente entre as áreas da organização.


Cada um dos amigos utilizou uma estratégia para conseguir o seu objetivo:
·         Pedro: preferiu ficar realizando o seu trabalho como antes, pois o seu conhecimento e desempenho na empresa já eram conhecidos por César;

Figura 6 – Pedro trabalhando normalmente.

·         Antônio: adotou a tática de se mostrar, passou a estar mais presente aos olhos de César e se esforçava para opinar em sincronia com as idéias do gerente;

Figura 7 – Antônio conversando animadamente com César.

·         Fernando: ficou em dúvida do que fazer para conseguir o seu objetivo, mas não resistiu e copiou o relatório que Pedro tinha preparado com sugestões de melhoria no processo de auditoria, alterou algumas partes e o apresentou para César, se apropriando da autoria do documento.

Figura 8 – A tentação de Fernando.

César ficou encantado com o relatório apresentado por Fernando e resolveu nomeá-lo coordenador da área. Esta promoção foi uma grande surpresa para todos, pois eles não esperavam que justamente Fernando, que era visivelmente o mais despreparado da área, assumisse tal cargo. Pedro e Antônio, apesar da surpresa, não deixaram de comemorar com o amigo a promoção.

Figura 9 – Colegas surpresos com a nomeação de Fernando.

Quinze dias depois da promoção de Fernando, Pedro percebeu que as sugestões dele estavam sendo implementadas. Mas como, se ele não havia mostrado a outra pessoa? Ele ficou intrigado com a situação e resolveu investigar.
Figura 10 – Pedro intrigado.

Foi quando Pedro descobriu que havia sido traído pelo próprio amigo Fernando. Como Fernando havia tido coragem de fazer isso com uma pessoa? E ainda mais com ele que era amigo de infância? A que ponto havia chegado a ganância pelo cargo! A ambição tinha superado tudo, todos os princípios que eles possuíam? Valia mais uma promoção do que a amizade de toda uma vida...

Pedro ficou desolado, perdido, sem saber o que deveria fazer. Pensou em se desligar da empresa, mas sabia que não era justo, pois ele havia sido o primeiro a ser selecionado... Ele estava cada vez mais triste e incerto do melhor a fazer.
Figura 11 – Indecisão de Pedro.
Pedro resolveu, então, contar tudo a Antônio, que a primeira vista não acreditou no que estava acontecendo... Como Fernando poderia ter feito isso? Logo com um amigo de infância? Após conversar bastante com Antônio, Pedro resolveu procurar César para contar o ocorrido.

Figura 12 – Conversa entre Pedro e Antônio sobre os acontecimentos.

César ficou surpreso com tudo o que Pedro havia contado, pois ele conhecia muito bem Pedro e sabia que ele seria incapaz de mentir para se promover. César decidiu demitir Fernando da empresa.

Figura 13 – Fernando sendo demitido.


Para não errar outra vez, César tomou a decisão de abrir um processo seletivo interno para nomear o novo coordenador da área. Pedro foi o primeiro colocado e então promovido a Coordenador da Área de Auditoria.

Figura 14 – Pedro feliz em passar na seleção.

Depois do ocorrido, a amizade de Pedro com Fernando terminou e os laços entre Antônio e Fernando ficaram muito estremecidos. Fernando ficou triste com o que fez e se culpava o tempo todo pelo rompimento da amizade. Ele percebeu que a amizade era mais valiosa do que a promoção do cargo. Além disso, viu claramente que a sua atitude havia sido desonesta.

Figura 15 – Arrependimento de Fernando.

Fernando resolveu, então, procurar os amigos e pedir perdão pelo que havia feito. Ele estava tão abatido, envergonhado com a situação que falou palavras do fundo do coração. Pedro e Antônio se comoveram e desculparam o amigo, pois perceberam a verdade na palavra de Fernando e deram mais uma chance à amizade. O perdão faz bem à alma!

Figura 16 – O perdão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário