Pesquisar este blog

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

O Perfil do Contador na atualidade: Um estudo exploratório.



De acordo com os autores, a globalização com suas origens e conceitos que a elucidam e as conseqüências dela para a economia dos países, empresas e demais agentes econômicos indicam que o perfil do profissional contábil do futuro deverá ser mais inovador e criativo para atender as demandas empresariais, devido aos grandes recursos tecnológicos e a intensa competitividade em todos os setores de uma empresa. Com isso o profissional contábil tende a ser mais competitivo para se manter no mercado de trabalho.
No âmbito da necessidade das empresas terem mais inovação e criatividade, a contabilidade também passou a ser questionada quanto à validade e utilidade de suas práticas, as quais compreendem um conjunto de informações que objetivam subsidiar todo o processo de gestão dos negócios. A esse respeito, foi enfatizado que os informes da contabilidade gerencial, da forma como executados, eram de pouca valia frente às necessidades dos gestores organizacionais. Em decorrência disso, diversas práticas de contabilidade foram desenvolvidas, visando recolocar a contabilidade como uma efetiva fonte geradora e divulgadora de informações essenciais a um eficaz processo de gestão. O objetivo central da pesquisa do autor é investigar qual o perfil dos contadores na atualidade, baseadas nas transformações ambientais a que as empresas estão submetidas, e as novas exigências que também se impõe a esses profissionais.
Nesse novo ambiente, os contadores para efetivamente contribuírem no processo de geração de valor às organizações devem incorporar novas habilidades pessoais, desenvolver a capacidade de entendimento do negócio, adotando uma postura mais empreendedora. Em resumo, devem incorporar requisitos que os credenciem a postular maior inserção no processo de gestão.
Tem-se verificado, nas últimas décadas, um questionamento quanto à capacidade da contabilidade estar amparada por instrumentos e procedimentos que a viabilizam cumprir, de forma efetiva, o seu papel de servir como fonte de informações fundamentais à sustentação de uma eficaz gestão empresarial.
Além disso, muitos profissionais têm mudado a imagem de um departamento contábil isolado, passando a atuar de forma mais próxima aos departamentos operacionais, local onde as decisões se materializam. A formatação desse novo perfil dos profissionais da contabilidade está bem definida e estabelecida nas competências funcionais, pessoais e amplo entendimento de negócios.
Os autores concluem que, é extremamente necessário que os educadores em contabilidade desenvolvam um novo currículo visando melhor preparar os estudantes para esse novo ambiente onde o futuro profissional irá desenvolver suas atividades, enfatizando a necessidade de o ensino contábil direcionar seu foco também para as novas habilidades de relacionamentos interpessoais e tecnológicos requeridos pelo mundo dos negócios o que possibilitará uma completa preparação para os futuros contadores, frente a um ambiente sob dramáticas mudanças.
Dessa maneira esse novo perfil permitirá aos contadores melhor compreenderem os aspectos sistêmicos que envolvem a gestão organizacional, o que certamente possibilitará a eles desenvolver habilidades necessárias para melhor compreenderem e contribuírem na busca da eficácia e continuidade das organizações.



  • Referência Bibliográfica:
CARDOSO, Jorge Luiz, SOUZA , Marcos Antonio de, ALMEIDA, Lauro Brito.  Perfil do Contador na Atualidade: Um estudo exploratório. Disponível em: <http://www.unisinos.br/publicacoes_cientificas/images/stories/pdfs_base/v3n3/art06  cardoso.pdf. > Acesso em: 15 mar. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário